segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EMPROADA propriamente dita


Ora afinal qual é o significado de emproada? Aqui no google encontrei vários : orgulhosa; vaidosa; insolente... Emproar será o mesmo que destacar-se, sobressair-se, enaltecer-se.
É o acto de um inseguro que tenta colmatar as suas falhas com pose mas sem chão, que só impressiona os inocentes e estafa todos os outros.
Vem isto a propósito de uma metamorfose a que eu assisti de longe, mas muito perto, um caso bem sucedido.
E não é fácil, convenhamos, passar de pindérica a emproada. Exige muito treino, muita força de vontade, muita pesquisa bibliográfica, muita dissimulação, muita atenção, muita obstinação.
Bem sei que ninguém é perfeito,( ia dizer que não há crimes perfeitos, mas não é o caso) e que mesmo com uma sólida preparação teórica se podem cometer erros ao passar à prática, ou como se dizia dantes, lá lhes foge o pé para a chinela de vez em quando.
Todas as emproadas têm pessoas, poucas, em quem confiam, com as quais perdem a compostura. Por falar nisso, a postura é fundamental, há que caminhar com os ombros para trás, as gémeas para a frente, o nariz arrebitado mesmo que seja comprido e adunco. Nada de pescoço em flexão lateral, nada de meter os dedos por baixo do cabelo e sacudi-lo para fora.
Há que ter especial atenção ao visual e acessórios. O telemóvel é fundamental, mas há que pegar-lhe com a mão em supinação, os dedos como se estivessem a pegar em cartas de jogar, mas com o indicador com as interfalângicas em 15º de flexão. E atender dizendo cantando tô-ô?
Convém também usar uma pasta que supostamente traga o LT e os papéis, muitos. No caso aqui presente demorou a perceber que a pasta não pode ser qualquer. Não serve uma made in china, oferecida num workshop.
O guarda roupa também tem de ser aprimorado, nada de camisolas com borboto,blusas mal abotoadas a mostrar o soutien por muito que se queira mostra-lo, sapatos de material sintético (nisso o Hannibal foi implacável com a Clarice), e outros pormenores que variam com as tendências da moda .
Depois , não menos importante, há o marketing. Como poucos estão interessados em promover uma pindèricóemproada resta a hipótese de ser a própria a fazer o seu selfmarketing. E como? perguntarão vocês. Eu explico porque tenho isso documentado.
1º dizer mal de todos, quase, que a rodeiam: “A AL é uma incapaz, o S é uma besta quadrada, a TV é insuportável, o B parece uma loura vestida de homem, as gajas de Braga são umas incompetentes, o M só faz peixeiradas” e assim por diante.
2º dizer muito bem de si própria: “A M disse que eu fui a melhor de todas, o PPT adorou ouvir-me, as E acham que eu sou o máximo “ e de tanto o repetir até pode passar a acreditar em si mesma.
3º ocultar tudo o que possa transparecer o seu verdadeiro e genuíno pinderiquismo. Mas isso fica para a próxima sessão

Sem comentários: